segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CONFLITOS ETNICOS

a nigéria é atualmente o princilpal fornecedor de petróleo bruto para o brasil.
 segundo dados da petrobas,cerra de  114 mil,de uma média diária de 338mil barris importados,são provenientes desse pais áfricano.
depois da nigéria,militantes de diferentes etnias travam embates politicos, ideológicos e de enfrentamento com mi8licias no anos,mas a situação complicou-se no inicio de 2003,emfunção das disputas entre as etnias IJAW,URHOBO E ITSERIKIS devido a implmentação das politicas públicas.
Militantes dos grupos ijaw,urhobo e itserikis acusam

Definição

O conceito etnia deriva do grego ethnos, cujo significado é povo. A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos.

A etnia não é um conceito fixo, podendo mudar com o passar do tempo. O aumento populacional e o contato de um povo com outros (miscigenação cultural) pode provocar mudanças numa determinada etnia.

Geralmente usamos o termo etnia para nos referirmos à grupos indígenas ou de nativos. Porém, o termo etnia pode ser usado para designar diversos grupos étnicos existentes no mundo.

A ciência que estuda as etnias é conhecida como etnologia.


 O continente africano é palco de uma série de conflitos, consequência da intervenção colonialista, principalmente no fim do século XIX e início do século XX. Esse processo de intervenção interferiu diretamente nas condições políticas, econômicas e sociais da população africana.

A divisão territorial do continente teve como critério apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades, muitas vezes rivais, que historicamente viviam em conflito, foram colocadas em um mesmo território, enquanto grupos de uma mesma etnia foram separados.

Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu um intenso processo de independência das nações africanas. Porém, novos países se formaram sobre a mesma base territorial construída pelos colonizadores europeus, desrespeitando a cultura e a história das comunidades, consequentemente inúmeros conflitos étnicos pela disputa de poder foram desencadeados no interior desses países.


bom a áfrica ela foi a divisão territorial do continenteteve com criterio apenasos interessados

tribos  inimigas  foram colocadas juntos no mesmo territorio equanto outras tribos de uma

mesma etinia foram separados;apos a segunda guerra mundial independecia das nação

paises queriam a áfrica para colonizala consequetemente inumerosconflitos etnicos

pela desputa de poder;

a áfrica era colonizada por bélgica,fraça,alemnha,grâ-bretanha,italia,portugual,espanha,somente libéria ea etiópia eram

indepedente.

portuguese abrirem

Nenhum comentário:

Postar um comentário